Quantidade de Páginas visitadas

2011

ALUNOS DA 3ª SÉRIE VISITAM A USINA HIDRELÉTRICA DE TAQUARUÇU

No último dia 17 de junho os alunos da 3ª série do Ensino Médio realizaram uma visita a Usina Hidrelétrica de Taquaruçu em Sandovalina, Estado de São Paulo. A atividade foi proposta pela professora Célia Ap. Salvadego, da área de Química. 



Duke Energy

A base das atividades da Duke Energy está centrada em duas frentes de negócios: geração e comercialização de energia.
No rio Paranapanema, a empresa opera oito usinas hidrelétricas, entre os Estados de São Paulo e Paraná. A potência instalada é de 2.273 MW, que corresponde à energia suficiente para atender cerca de 6 milhões de pessoas!
E, além de manter o compromisso em gerar essa energia que contribui para o desenvolvimento do país, a Duke Energy também se destaca em outra importante área de atuação: o fomento socioambiental.
Em parcerias com órgãos ambientais, ONGs e comunidades, são realizadas dezenas de programas e ações voltados à manutenção de recursos naturais, biodiversidade, além da educação ambiental. 



Como a energia elétrica é gerada

A água do rio é represada pela construção de uma barragem. Essa água vai, por meio de grandes tubulações (dutos), até uma turbina (roda com pás), fazendo-a girar. Essa turbina liga-se a um gerador elétrico através de um eixo. Então, quando a turbina gira, o gerador entra em movimento (um ímã movimenta-se no interior de uma bobina) e, devido ao seu campo magnético, surge a corrente elétrica. Isso tudo acontece num local chamado casa de força. 



A corrente gerada então sai da casa de força e segue até a subestação, onde é convertida para tenções adequadas. Daí a energia é conduzida através de linha de transmissão até os centros de consumo industrial ou doméstico.
A geração de energia elétrica em uma usina hidrelétrica nada mais é do que a transformação de energia hídrica – força das águas do rio – em energia mecânica e, depois em energia elétrica. 







2010

ALUNOS DA 3ª SÉRIE VISITAM A USINA HIDRELÉTRICA DE TAQUARUÇU

Os alunos da 3ª série do Ensino Médio por Blocos de Disciplinas Semestrais realizaram no dia 09 de setembro uma visita a Usina Hidrelétrica Taquaruçu, acompanhados pela Professora Célia da disciplina de Química e pela funcionária Mirian. 



A Usina Taquaruçu composta por cinco turbinas, com potência total de 526 MW, é o segundo maior aproveitamento do rio Paranapanema. Inaugurada em 1992, a Usina tem ainda a importante função de controlar a vazão do rio Paranapanema, através de nove comportas, por onde passa um total de 18.100 m3 de água por segundo. 





Em Taquaruçu, a Duke Energy desenvolve diversos programas ambientais de médio e longo prazos, com o objetivo de reconstituir a fauna e a flora originais das áreas de formação do reservatório. 



Como a energia elétrica é gerada

A água de um rio é represada através da construção de uma barragem. Esta água é conduzida por meio de grandes tubulações até uma turbina (roda com pás) que gira. A turbina, por sua vez, está ligada a um gerador de energia elétrica através de um eixo. O gerador entra em movimento (um ímã movimenta-se no interior de uma bobina) e devido o seu campo magnético surge a corrente elétrica.
A geração de energia elétrica em uma usina hidrelétrica nada mais é do que a transformação de energia hídrica (a força das águas de um rio) em energia mecânica (que movimenta turbina e gerador) que é, posteriormente, transformada em energia elétrica. Após ser gerada, esta energia é transformada em alta tensão em uma subestação e conduzida através de linhas de transmissão até os centros consumidores. 



A Duke Energy Brasil maior investimento da Duke Energy fora do território americano, conta hoje com ativos de geração de energia num total de 2.237 MW, composto de 8 usinas hidrelétricas situadas ao longo do Rio Paranapanema: Jurumirim, Chavantes, Salto Grande, Canoas II, Canoas I, Capivara, Taquaruçu e Rosana.

A atuação da Duke Energy está baseada em duas frentes de negócios: geração e comercialização de energia elétrica. 







Voltar para o início









Validador

CSS válido!

Secretaria de Estado da Educação do Paraná
Av. Água Verde, 2140 - Água Verde - CEP 80240-900 Curitiba-PR - Fone: (41) 3340-1500
Desenvolvido pela Celepar - Acesso Restrito