Quantidade de Páginas visitadas

O COMBATE À DENGUE É UMA LIÇÃO QUE TODOS OS ALUNOS DEVEM LEVAR PARA CASA

Combater a dengue é uma tarefa simples. Mas, justamente por isso, acaba caindo no esquecimento, o que tem feito com que milhares de brasileiros ainda sofram com ela a cada ano. Os professores do colégio estão trabalhando para mudar essa realidade no município, através de orientação aos alunos do que é a dengue, como o mosquito se reproduz, os sintomas da doença e, principalmente, o que fazer para combatê-la. 


PREVENÇÃO À DENGUE 


Comitê de Prevenção à Dengue e Promoção à Vida



Criação do Comitê de Prevenção à Dengue e elaboração do plano de ações.

Comitê:

Pedagogo(a): Maria do Carmo T. Sanches

Professor(a): Marlene Ap. Umbelino Noda

Funcionário(a): Mirian Marion Roeles

Aluno(a): Cleoni Ariel Alves Marinho

Pai/Mãe: Roseli da Silva Cabreiro Xavier

Conselho Escolar: Márcia da Silva Cabreiro Rodrigues

Grêmio Estudantil: Guilherme Rodrigues de Figueiredo

APMF: Erisvaldo Marques dos Santos 

 

ATIVIDADES DESENVOLVIDAS NO 1º SEMESTRE DE 2013

ALUNOS CONFECCIONANDO TRABALHOS

TEATRO PARA CONSCIENTIZAÇÃO DAS CRIANÇAS DA EDUCAÇÃO INFANTIL

CONSCIENTIZAÇÃO DOS ALUNOS DA EDUCAÇÃO INFANTIL

DISTRIBUIÇÃO DE FOLHETOS

CONFECÇÃO DE CARTAZES E MONTAGEM DE MURAL


ATIVIDADES DESENVOLVIDAS NO 2º SEMESTRE DE 2012

CONFECÇÃO DE CARTAZES E PANFLETOS


 

ATIVIDADE DESENVOLVIDA COM ALUNOS DA EDUCAÇÃO INFANTIL DA ESCOLA PROFº FLÁVIO SARRÃO - E. F.


PASSEATA PELAS PRINCIPAIS RUAS DO MUNICÍPIO DE CRUZEIRO DO SUL


 

COLAGEM DE CARTAZ NO COMÉRCIO LOCAL E ÓRGÃOS PÚBLICOS


ATIVIDADES DESENVOLVIDAS NO 1º SEMESTRE DE 2012

Ao iniciar o ano letivo de 2012 e ao planejar as atividades a serem desenvolvidas neste período, aproveitamos que todos os professores estavam reunidos, analisamos nosso projeto de trabalho contra a dengue e a equipe que faz parte dessa tarefa, para dar sequencia as atividades que já vinham sendo desenvolvidas durante os últimos anos.

Refletindo o que foi realizado em 2011 e percebemos que o resultado foi bem positivo com relação a diminuição dos casos de dengue no ano passado em nosso município, resolvemos trabalhar com atividades preventivas, como: pesquisa na internet sobre o avanço e a retração da doença no Paraná, realizamos atividades com toda a turma, passamos vídeos, confeccionando cartazes e murais, elaborando paródias, danças apresentando para toda a comunidade na casa da cultura.

Desenvolvemos no pátio da escola a coleta e limpeza do lixo, e saímos em torno da escola com as turmas do período da manhã. Nesta caminhada, conversamos com os moradores, informamos o motivo do trabalho de rua, e o objetivo da escola ao sair para as bases com esse trabalho direcionado em colaboração com a saúde do município.




 



ATIVIDADES DESENVOLVIDAS NO 2º SEMESTRE DE 2011



O colégio vem trabalhando a prevenção contra a dengue com toda comunidade escolar, pois nossa finalidade com esse trabalho é transformar essas ações desenvolvidas no colégio, em hábitos e atitudes diárias na comunidade local. Daí a nossa preocupação enquanto escola em estar envolvendo as famílias dos alunos e os funcionários para que todos sejam atingidos. 
Nos meses de maio, junho e julho realizamos a limpeza nas ruas e conversamos com as pessoas que encontravamos em casa, orientando-as e, em alguns casos fizemos a limpeza no quintal, como por exemplo em casa de pessoas doentes e idosas, onde nossos alunos acompanhados de alguns professores, realizaram a limpeza de entulhos. Esse foi um trabalho para conscientizar a população sobe os perigos que todos correm e tivemos autorização dos pais para essa ação fora da escola. 
Como o trabalho já vinha sendo realizado desde o início do ano foi mais fácil, pois não houve interrupção das atividades como: pesquisas, produção de textos, elaboração de cartazes e informativos, ilustrações, músicas, paródias e dramatizações nas aulas de Arte e Educação Física, palestras com as pessoas da saúde orientando sobre o contagio e a evolução da doença. Todas as atividades realizadas neste período tiveram a participação ativa dos alunos que se sentiram útil para a comunidade. Durante esse período não tivemos notícia de nenhum caso de dengue em nosso município. 

Atividade desenvolvida com alunos de 1ª a 4ª série

Professora Márcia Regina Tonini da disciplina de Inglês e os alunos das 1as séries do Ensino Médio do período diurno do Colégio realizaram atividades de conscientização sobre o perigo da dengue com os alunos da Educação Infantil e Séries Iniciais do Ensino Fundamental da Escola Municipal Professor Flávio Sarrão de Cruzeiro do Sul. 



Foram apresentados vídeos da Turma da Mônica, mostrando o que podemos fazer para combater os focos do mosquito e demonstração de cartaz com explicação.










Cartazes elaborados pelos alunos






Os pernilongos fizeram o maior sucesso...





Coleta de lixo no bosque em frente ao Colégio 



Coleta de lixo em terrenos baldios







Coleta de lixo na residência de idosos





Equipe de trabalho





ATIVIDADES DESENVOLVIDAS NO 1º SEMESTRE DE 2011


Conteúdo em sala de aula na disciplina de Sociologia e Filosofia

Foram trabalhados textos de conscientização e pesquisa na internet sobre a evolução dos casos da doença no estado e município. 


Apresentação de vídeo

Filme apresentado pelas professoras Elenise (matemática) e Marlene (Sociologia/Filosofia) relacionado ao tema. 



Verificação do pátio

Verificação das instalações da escola para identificação de possíveis criadouros do mosquito Aedes aegypti realizada pelas professoras Noely (Biologia), Marlene (Sociologia/Filosofia) e Célia (Química) junto com os alunos das 1ªs séries A e B do período matutino. Essa ação será continua ao longo de todo o ano letivo. 











Elaboração de gráficos

Após pesquisa na internet sobre a evolução dos casos da doença no Estado e município foram elaborados gráficos pelos alunos com a orientação da professora Elenise da área de Matemática.
Para a professora Marlene Ap. Noda da área de Filosofia e Sociologia é de suma importância trabalhar nas escolas com o tema dengue, com a meta de conscientizar os alunos. Através deles tais informações se estendem as famílias e sociedade, de que o combate a dengue é tarefa de todos e pode ser simples, através de cuidados básicos. Somente pela conscientização se muda uma prática e evita-se a proliferação da doença em casa e na sociedade em geral.
Para a professora Elenise o trabalho sobre a dengue tem por objetivo conscientizar nossos educandos de que a dengue é um problema de todos, portanto devemos praticar ações significativas dentro e fora da sala de aula de modo que tais ações se estenda para a comunidade em geral a fim de prevenir a dengue evitando a proliferação do mosquito. 

PALESTRA COM PROFISSIONAL DA SAÚDE SOBRE DENGUE

Dando sequência ao trabalho de conscientização sobre a dengue foi convidado o sr. Marcos César Pimentel, técnico responsável pelo setor de Dengue do município de Cruzeiro do Sul para realizar uma palestra junto aos alunos. 





Entrega de Folhetos




Veja alguns trabalhos dos alunos sobre o tema:



Aluno: Lucas Dantas dos Santos - 3ªB



Aluna: Solange Gilda da Silva - 3ª B



Aluna: Rosilda Maria L. P. Rocha - 3ª B


Voltar para o início









Validador

CSS válido!

Secretaria de Estado da Educação do Paraná
Av. Água Verde, 2140 - Água Verde - CEP 80240-900 Curitiba-PR - Fone: (41) 3340-1500
Desenvolvido pela Celepar - Acesso Restrito