Quantidade de Páginas visitadas


MARÇO/2011 - COLÉGIO DESENVOLVE ATIVIDADES SOBRE A CAMPANHA DA FRATERNIDADE 2011

O Colégio está trabalhando a Campanha da Fraternidade 2011 com o tema: Fraternidade e vida no Planeta. Esse tema vem de encontro a necessidade emergente em salvar o planeta. O respeito a vida e a natureza depende da atitude correta do próprio ser humano. O bem e o mal que praticamos é a nós mesmos imputados. 



Diante do descaso e indiferença perante a vida das pessoas e da natureza, queremos debater e refletir sobre a vida no planeta e a necessidade de sua preservação. Esse trabalho que o colégio vem desenvolvendo tem por objetivo maior valorizar a vida de modo geral, com iniciativas que promovam valores fundamentais entre os estudantes, e os ajudem no processo de amadurecimento com relação ao compromisso que cada um tem em colaborar para salvar ou destruir o próprio ambiente e junto se auto destruir.

Atividades desenvolvidas pela professora Elenise - Matemática 



Para a professora Elenise esse trabalho com o tema Fraternidade e Vida no planeta tem por objetivo discutir assuntos polêmicos como meio ambiente e a presença da vida no planeta. Para ela, com a mobilização dos alunos, professores e comunidade em geral, podemos repensar nossas ações com relação ao meio onde vivemos, pois já estamos sofrendo com a fúria da natureza, com as chuvas, enchentes, secas, temporais, furacões, terremotos e tsunamis. 







Atividades desenvolvidas pela Professora Rosa Maria - Arte

A Professora Rosa Maria também vem desenvolvendo o tema com os alunos. Após pesquisa e estudo de textos foram elaboradas frases e cartazes sobre o tema. 






Professoras Rosa (Arte) e Célia Maria (História/Filosofia)

Os alunos da 1ª Série B do período matutino elaboraram cartões envolvendo os mandamentos do meio ambiente que foran entregues aos alunos da 1ª série A . 







Devolução dos cartões 







Atividades desenvolvidas pela professora Eliani - Geografia

A Professora Eliani trabalhou a apostila: Propostas pedagógicas para o uso em sala de aula elaborada pela diocese de Toledo, onde realizou a leitura, pesquisa em materiais diversos, debates e elaboração de mural sobre o mundo que temos e o mundo que queremos. 







Atividades desenvolvidas pela professora Celinha - Química

A professora Célinha trabalhou com os alunos algumas dinâmicas contidas na apostila Fraternidade viva: Proposta pedagógica para o trabalho em sala de aula. 



O trabalho envolveu também um debate sobre o filme O dia depois de amanhã. O filme tem por objetivo sensibilizar os participantes acerca da responsabilidade de cada um para com o destino do planeta.

Foi proposto um debate com base nas seguintes questões:
Como o filme aborda a questão das mudanças climáticas?
Como o filme aborda as questões climáticas?
Eles conseguem solucionar o problema?
O assunto apresentado no filme é mera ficção ou pode se tornar realidade?
O que podemos fazer para evitar a realidade abordada no filme? 



Depois de assistirem o filme “O dia depois de amanhã” foi pedido aos alunos que identificassem o conhecimento químico no filme. Mesmo aqueles que assistiram o filme apenas por diversão citaram o efeito estufa e o aquecimento global, pois estes foram bem destacados. Foi possível trabalhar também as transformações químicas. 

Atividades desenvolvidas pela professora Marlene

A professora Marlene das disciplinas de Sociologia e Filosofia trabalhou a conscientização pelo meio ambiente com todas as turmas, desenvolvendo algumas dinãmicas propostas pela apostila Fraternidade e vida. Também foram realizados debates em sala de aula, produção de cartazes e elaboração de frases e montagem de mural. 







Apresentação do Filme O dia depois de amanhã

Todos os alunos do colégio (períodos matutino e noturno) assistiram ao filme O dia depois de amanhã que foi apresentado na Biblioteca pública municipal. O filme foi trabalho e discutido por todos os professores das diversas áreas.

Sinopse do filme: A Terra sofre alterações climáticas que modificam drasticamente a vida da humanidade. Com o norte se resfriando cada vez mais e passando por uma nova era glacial, milhões de sobreviventes rumam para o sul. Porém o paleoclimatologista Jack Hall (Dennis Quaid) segue o caminho inverso e parte para Nova York, já que acredita que seu filho ainda está vivo. 



“Ao Senhor pertence a Terra e tudo o que ela encerra” (Sl 24, 1)


MARÇO/2011 - CELEBRAÇÃO DA PÁSCOA NO ENSINO MÉDIO
 
Com o título “A vida triunfou!” o colégio realizou um momento de reflexão sobre a Páscoa com todos os alunos. 


A celebração teve início com a entrada de alguns símbolos como: Bíblia, flores, vela, cruz, e um recipiente com água. Também foi providenciado um coração grande de papel com a frase: “Eu vim para que todos tenham vida e a tenham em plenitude”. 

A Celebração foi realizada por Márcia e Maria das Graças Reggiani e procurou fazer com que os alunos refletissem que celebrar a Páscoa, é sem dúvida, uma das maiores manifestações de nossa fé. Páscoa é um momento de união, de parar para refletir, de olhar para a vida com outros olhos, com a certeza de que o Cristo ressuscitado permanece vivo entre nós. Páscoa é dizer sim ao amor e a vida, é investir na fraternidade, é lutar por um mundo melhor, é vivenciar a solidariedade e a partilha em nossa comunidade escolar.

Foi entregue aos alunos pequenos corações onde deveriam colocar o nome de alguém que gostaria de rezar. No momento devido todos os alunos colocaram seus corações em volta do coração maior. 


Logo após alguns estudantes fizeram a leitura de frases reflexivas sobre o tema da campanha. A celebração foi enriquecida com diversas canções.
No final da celebração os estudantes foram motivados a levar o coração e entregar para a pessoa pela qual rezou como sinal de afeto e oração.
Também foram distribuídas mudas de árvores nativas a todos os alunos presentes. 




MARÇO/2011 - ALUNOS REALIZAM ATIVIDADES ARTÍSTICAS EM COMPLEMENTO AS ATIVIDADES DA CAMPANHA DA FRATERNIDADE

Apresentação de dança



Apresentação musical realizada pela aluna Nádia - 1ª B



Apresentação de músicas sertanejas que retratam a vida rural e o amor à natureza





MARÇO/2011 - ALUNOS VISITAM BOSQUE EM COMPLEMENTO AS ATIVIDADES REFERENTE A CAMPANHA DA FRATERNIDADE 2011 

Durante o período em que planejamos trabalhar o tema da Campanha da Fraternidade: Fraternidade e Vida no Planeta, desenvolvemos vários trabalhos com os alunos sobre o meio ambiente, com a finalidade de conscientizar, mostrando aos alunos como o planeta onde moramos está sendo agredido pelos homens em detrimento a ganância ao dinheiro.


Entre outras atividades realizadas, estivemos num bosque próximo ao colégio para mostrar aos alunos a beleza e a tranquilidade que o meio ambiente nos traz quando é bem preservado e cuidado. Realizamos neste local uma aula extra-classe com os alunos do período da manhã num dia bem ensolarado, onde foi feito um trabalho prévio na sala de aula pelos Professores Milton (Língua Portuguesa), Marlene (Filosofia e Sociologia) e a professora Eliani (Geografia) também os acompanhou até o bosque. 

Já no local, foi realizada uma exposição oral pela pedagoga e professora Eliani, onde os alunos puderam discutir, perguntar, meditar e refletir sobre seu próprio meio. Permanecemos no local por um período, os educandos ficaram livres para conversar com a natureza sentir o ar puro e fresco que dela emana, abraçar as árvores e pedir perdão pelas agressões à natureza. Foi uma manhã inesquecível. 





Até as professoras demonstraram seu amor ao meio ambiente... 








Voltar para o início









Validador

CSS válido!

Secretaria de Estado da Educação do Paraná
Av. Água Verde, 2140 - Água Verde - CEP 80240-900 Curitiba-PR - Fone: (41) 3340-1500
Desenvolvido pela Celepar - Acesso Restrito