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Órgãos Colegiados da Escola

1. Conselho Escolar

2. Direção

3. Equipe Pedagógica

4. Corpo Docente

5. Equipe Administrativa

6. Equipe de Serviços Gerais

7. Conselho de Classe

8. Grêmio Estudantil

9. Associação de Pais, Mestres e Funcionários - APMF

1. CONSELHO ESCOLAR


O Conselho Escolar é um órgão colegiado de natureza consultiva, deliberativa, avaliativa e fiscalizadora sobre a organização e a realização do trabalho pedagógico e administrativo da instituição escolar em conformidade com as políticas e as diretrizes educacionais da Secretaria de Estado da Educação, A Constituição Federal, a Constituição Estadual, A Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, o Estatuto da Criança e do Adolescente, o Projeto Político Pedagógico e o Regimento Escolar.
O Conselho Escolar é composto por representantes da comunidade escolar e de representantes de movimentos sociais organizados e comprometidos com a educação pública, presentes na comunidade, sendo presidido por seu membro nato, o diretor do Colégio.
O Conselho Escolar do Colégio Estadual Dr. Romário Martins – Ensino Médio para o período de 19 de outubro de 2011 a 18 de outubro de 2013 é constituído pelos seguintes conselheiros:

DIRETOR
Geraldo Amarildo Lançoni

REPRESENTANTE DA EQUIPE PEDAGÓGICA
Titular: Maria do Carmo Tineu Sanches
Suplente: Dálcio José Lançoni

REPRESENTANTE DO CORPO DOCENTE
Titular: Célia Aparecida Salvadego Lopes
Suplente: Marlene Ap. Umbelino Noda

REPRESENTANTE DOS FUNCIONÁRIOS ADMINISTRATIVOS
Titular: José Monteiro
Suplente: Mirian Marion Roeles

REPRESENTANTE DOS FUNCIONÁRIOS DE SERVIÇOS GERAIS
Titular: Etelvina Gomes de Melo
Suplente: Idilene Maria Ferraz

REPRESENTANTE DOS ALUNOS
Titular: Maíra Ariane dos Santos Miazato
Suplente:  Guilherme Henrique Santos

REPRESENTANTE DO GRÊMIO ESTUDANTIL
Titular: Mayara Alana Tofanelli
Suplente:  Agnes Laguillo Bernardes da Cunha

REPRESENTANTE DOS PAIS
Titular: Angela Maria Laguillo da Cunha
Suplente: Maria de Lourdes David de Amaral

REPRESENTANTE DOS MOVIMENTOS SOCIAIS:
Titular: Luana Clara Moretto – Representante do Conselho Tutelar
Suplente: Cleide Aparecida Soares - Membro do Conselho Tutelar

2. DIREÇÃO

Desempenha o cargo de diretor o Professor Geraldo Amarildo Lançoni – QPM - Bacharel em Ciências Contábeis, Esquema I, pós graduado em Administração, Supervisão e Orientação Escolar.
Telefone: 0xx44 3465-1630. 

Para visualizar o Plano de ação da do candidato a direção clique aqui.

3. EQUIPE PEDAGÓGICA

A Equipe Pedagógica responsável pela coordenação, implantação e implementação, no estabelecimento de ensino, das diretrizes pedagógicas é composta pela Professora Pedagoga Maria do Carmo Tineu Sanches – QPM – Licenciada em Pedagogia e pós-graduada em Didática e Metodologia de Ensino e Educação Especial.

Tem como atribuições:
* Subsidiar a Direção com critérios para a definição do calendário escolar, organização das classes, do horário semanal e distribuição de aulas;
* Elaborar com o corpo docente, a Proposta Curricular do estabelecimento de ensino, em consonância com as diretrizes pedagógicas da Secretaria de Estado da Educação;
* Assessorar e avaliar a implantação dos programas de ensino e dos projetos pedagógicos desenvolvidos no estabelecimento de ensino;
* Acompanhar o processo de ensino, atuando junto aos alunos e pais, no sentido de analisar os resultados da aprendizagem com vistas a sua melhoria;
* Subsidiar o Diretor e o Conselho Escolar com dados e informações relativas aos serviços de ensino prestados pelo estabelecimento de ensino e o rendimento do trabalho escolar;
* Promover e coordenar reuniões sistemáticas de estudo e trabalho para o aperfeiçoamento constante de todo o pessoal envolvido nos serviços de ensino;
* Elaborar com o Corpo Docente os planos de recuperação paralela a serem desenvolvidas junto aos alunos que obtiverem resultados de aprendizagem abaixo do desejado;
* Analisar e emitir parecer sobre adaptação de estudos, em casos de recebimento de transferências de acordo com a legislação vigente;
* Propor à Direção a implementação de projetos de enriquecimento curricular a serem desenvolvidos pelo estabelecimento de ensino e coordená-lo se aprovados.

Para visualizar o Plano de ação da Equipe Pedagógica clique aqui.

4. CORPO DOCENTE

Para o desenvolvimento das ações docentes o estabelecimento de ensino que funciona somente no período noturno, conta com um Quadro de Professores, todos graduados e a maioria, pós graduada em áreas de ensino, possibilitando a oferta de educação com qualidade, e partícipes permanentes dos projetos desenvolvidos, em todas as disciplinas ou em questões específicas, assim constituído: 


Artes - Professora Rosa Maria Bizo – QPM - licenciada em Educação Artística, pós graduada em Didática e Metodologia do Ensino.

Biologia - Professora Noely de Fátima Wanderbrock Lançoni – QPM - licenciada em Biologia, pós graduada em Didática e Metodologia do Ensino.

Educação Física - Professora Silvia Paula Bento de Assis – PSS – Licenciado em Educação Física (Noturno) e Robson da Mata - PSS - Licenciado em Educação Física (Matutino).

Física - Professora Elci Aparecida Tomaz Caparroz – QPM - licenciada em Física, pós graduada em Didática e Metodologia do Ensino e Metodologia do Ensino de Física.

Geografia –
Professora Eliani Aparecida Caparroz - QPM - licenciada em Geografia 1º e 2º graus, pós graduada em Geografia e Didática e Metodologia de Ensino.

História e Sociologia –
Professora Célia Maria da Cunha – QPM - licenciada em História, pós graduada em Didática e Metodologia do Ensino.

Inglês -
Professora Márcia Regina Tonini – QPM - licenciada em Letras Português e Inglês, pós graduada em Didática e Metodologia do Ensino.

Língua Portuguesa -
Professor Milton Aparecido Andrade da Fonseca – QPM – Licenciado em Letras Português/Inglês com Especialização em Didática e Metodologia de Ensino; Língua Portuguesa e Literatura; Supervisão, Administração e Orientação e Professora Márcia Regina Tonini - QPM - licenciada em Letras Português e Inglês, pós graduada em Didática e Metodologia do Ensino.

Matemática –
Professora Elenise Rogério Soler - QPM - licenciado em Matemática 1º e 2º graus – Pós-graduada em Didática e Metodologia de Ensino.

Sociologia e Filosofia –
Professora Marlene Aparecida Umbelino Noda – QPM – Licenciada em Pedagogia – Pós-graduada em Didática e Metodologia do Ensino.

Química -
Professora Célia Aparecida Salvadego Lopes – QPM - licenciada em Química, pós graduada em Didática e Metodologia do Ensino.

Professor de Disciplinas Técnicas -
Dálcio José Lançoni – QPM - Bacharel em Administração de Empresa, Esquema I, pós graduado em Administração supervisão e Orientação Escolar.

5. EQUIPE ADMINISTRATIVA

A Equipe Administrativa é o setor que serve de suporte ao funcionamento de todos os setores do estabelecimento de ensino, proporcionando condições para que os mesmos cumpram suas reais funções. É responsável pelo serviço de escrituração escolar e correspondência do estabelecimento.
Suas principais atribuições são:
* Cumprir e fazer cumprir as determinações dos seus superiores hierárquicos;
* Executar as tarefas decorrentes de seus cargos;
* Redigir a correspondência que lhe for confiada;
* Organizar e manter em dia a coletânea de leis, regulamentos, diretrizes, ordens de serviços, circulares, resoluções e demais documentos;
* Rever todo o expediente a ser submetido a despacho do diretor.
* Elaborar relatórios e processos a serem encaminhados a autoridades competentes;
* Apresentar ao Diretor, em tempo hábil, todos os documentos que devem ser assinados;
* Organizar e manter em dia o protocolo, o arquivo escolar e o registro de assentamento dos alunos, de forma a permitir, em qualquer época, a verificação: Da identidade e da regularidade da vida escolar do aluno e da autenticidade dos documentos escolares.
* Desempenhar as atividades administrativas referentes à matricula, transferência, adaptação e conclusão de cursos;
* Zelar pelo uso adequado e conservação dos bens materiais distribuídos à Secretaria.
* Comunicar à Direção toda irregularidade que venha a ocorrer na Secretaria.

A Equipe Administrativa é composta por: 

SECRETÁRIA - Mirian Marion Roeles – funcionária do QPPE, Bacharel em Administração de Empresas – Pós-graduada em Administração, Supervisão e Orientação Educacional – assina como secretária pela Portaria nº 1910/08 DOE 10/12/2008.

TÉCNICO ADMINISTRATIVO – José Monteiro, funcionário do QPPE, licenciado em Matemática 1º e 2º graus, Pós graduado em Didática e Metodologia do Ensino e Administração, Supervisão e Orientação Escolar.

TÉCNICO ADMINISTRATIVO/BIBLIOTECÁRIA – Neuza da Silva Zambom – funcionária do QPPE, licenciada em Geografia, Pós graduada em Gestão Ambiental.



6. EQUIPE DE SERVIÇOS GERAIS

Os serviços gerais têm a seu encargo o serviço de manutenção, preservação, segurança e merenda escolar do estabelecimento de ensino, sendo coordenado e supervisionado pela Direção, ficando a ela subordinado. 
Aos auxiliares de serviços gerais compete efetuar a limpeza e manter em ordem as instalações escolares, providenciando o material e produtos necessários. 

As merendeiras têm como função:
* Preparar servir a merenda escolar, controlando-a quantitativamente e qualitativamente;
* Informar ao Diretor do estabelecimento de ensino da necessidade de reposição do estoque;
* Conservar o local de preparação da merenda em boas condições de trabalho, procedendo a limpeza e arrumação;

A equipe é formada por:
Idilene Maria Ferraz - QFEB -  2º grau completo. (Noturno)
Maria Fátima Moretto – QFEB - 1º grau completo. (Noturno)
Credinéia Monteiro de Freitas - QFEB - 1º grau completo. (Matutino/Noturno)
Etelvina Gomes de Melo – QFEB – 2º grau completo. (/Matutino/Noturno)


7. CONSELHO DE CLASSE

O Conselho de Classe é órgão colegiado de natureza consultiva e deliberativa em assuntos didáticos-pedagógicos, fundamentado no Projeto Político Pedagógico do Colégio, e no Regimento Escolar, com a responsabilidade de analisar as ações educacionais, indicando alternativas que busquem garantir a efetivação do processo ensino aprendizagem. 

O Conselho de Classe constitui-se em um espaço de reflexão pedagógica, onde todos os sujeitos do processo educativo, de forma coletiva, discutem alternativas e propõe ações educativas eficazes que possam vir a sanar necessidades/dificuldades apontadas no processo ensino e aprendizagem. 

Neste Estabelecimento de Ensino o conselho de classe é visto como um momento importante de reflexão sobre as ações que estão sendo desenvolvidas. A final do bimestre é realizado um pré-conselho com todos os professores individualmente em sua hora atividade. Os dados coletados são analisados pela pedagoga e levados ao conselho de classe e discutido no geral, tornando-o mais rápido e eficaz. 

As decisões são tomadas no coletivo e as reflexões realizadas apontam alternativas de ações concretas, como realizar a recuperação de estudos, e que atitudes serão tomadas frente a situações específicas como evasão, notas abaixo da média e faltas sem justificativas. Todas essas decisões têm a finalidade de recuperar a aprendizagem dos alunos durante o processo pedagógico. 

As ações pós-conselho são de natureza coletiva num primeiro momento, em que a pedagoga e o diretor se dirigem a todas as turmas dando devolutiva do conselho, com orientações e as decisões tomadas no conselho de classe para que haja mudança de comportamento e no rendimento geral do aluno. 

A seguir todos os alunos são chamados individualmente e orientados pela pedagoga do colégio sobre sua situação real e quais as medidas estão sendo tomadas para que ele possa recuperar o conteúdo e avançar no processo de ensino e aprendizagem. 

Após esse trabalho de reflexão com todos os alunos, os pais são chamados para uma reunião geral, e os casos mais graves são chamados individualmente. Algumas visitas também são realizadas na residência do aluno pelo diretor e pedagoga, com orientações claras aos pais.

8. GRÊMIO ESTUDANTIL

O Grêmio é uma organização sem fins lucrativos que representa o interesse dos estudantes e que tem fins cívicos, culturais, educacionais, desportivos e sociais. 

O Grêmio é o órgão máximo de representação dos estudantes do colégio. Atuando nele, o educando defende seus direitos e interesses, e aprende ética e cidadania na prática. 

O Grêmio é a organização dos estudantes no colégio, e é formado apenas por alunos, de forma independente, desenvolvendo atividades culturais e esportivas. 

O Grêmio Estudantil JOVENS GUERREIROS é o órgão máximo de representação dos estudantes do Colégio Estadual Dr. Romário Martins – Ensino Médio e tem por objetivos:
* Representar condignamente o corpo discente;
* Defender os interesses individuais e coletivos dos alunos do Colégio;
* Incentivar a literatura literária, artística e desportiva de seus membros;
* Promover a cooperação entre administradores, funcionários, professores e alunos no trabalho escolar buscando seu aprimoramento;
* Realizar intercâmbio e colaboração de caráter cultural e educacional com outras instituições de caráter educacional, assim como a filiação às entidades gerais UMES, UPES e UBES;
* Lutar pela democracia permanente na escola, através do direito de participação nos fóruns internos de deliberação da Escola.

Atualmente o Grêmio Estudantil é formado pelos seguintes alunos: 

Presidente: Guilherme Rodrigues de Figueiredo - 1º B - Matutino

Vice-Presidente: Mayara Alana Tofanelli - 1º B - Matutino

Secretária Geral: Agnes Laguillo Bernardes da Cunha - 1ª A - Matutino

Vice-Secretária: Bruna Alves dos Santos - 1º A - Matutino

Tesoureira: Franciele dos Santos Costa - 1º D - Noturno

Vice-Tesoureiro: Wesllen dos Santos Rodrigues - 1º D - Noturno

Diretoria Social: Vinícius Batista Faria - 1º A - Matutino

Diretoria de Imprensa: Camila Crsthine Amaral da Silva - 1ºA - Matutino

Diretor de Esportes e Lazer: Thalis da Silva Ferreira - 1ºA - Matutino

Diretor de Cultura e Diversidade: Carlos Henrique da Silva Gabriel - 1ºC - Noturno
Ademilton Ap. Baiano - 1º C - Noturno

Diretoria Pedagógica - Simone Aparecida de Almeida - 1ºC - Noturno

9. ASSOCIAÇÃO DE PAIS, MESTRES E FUNCIONÁRIOS - APMF 

A Associação de Pais, Mestres e Funcionários, e similares, pessoa jurídica de direito privado, é um órgão de representação dos pais e profissionais do estabelecimento, não tendo caráter político partidário, religioso, racial e nem fins lucrativos, não sendo remunerados os seus Dirigentes e Conselheiros, sendo constituído por prazo indeterminado. 

A Associação de Pais, Mestres e Funcionários é um órgão formado por membros de toda a comunidade escolar envolvidos no processo educacional, igualmente responsáveis pelo sucesso do desempenho da Escola Pública, que objetiva dar apoio à Direção das escolas, primando pelo entrosamento entre pais, alunos, professores, funcionários e toda a comunidade, com atividades sócio-educativas, culturais e desportivas. 

Os objetivos da APMF do Colégio Estadual Dr. Romário Martins – Ensino Médio são:
* Discutir, no seu âmbito de ação, sobre ações de assistência ao educando, de aprimoramento do ensino e integração família - escola - comunidade, enviando sugestões, em consonância com a Proposta Pedagógica, para apreciação do Conselho Escolar e Equipe-Pedagógica e Administrativa;
* Prestar assistência aos educandos, professores e funcionários, assegurando-lhes melhores condições de eficiência escolar, em consonância com a Proposta Pedagógica do Estabelecimento de Ensino;
* Buscar a integração dos segmentos da sociedade organizada, no contexto escolar, discutindo a política educacional, visando sempre a realidade dessa comunidade;
* Proporcionar condições ao educando para participar de todo o processo escolar, estimulando sua organização em Grêmio Estudantil com o apoio da APMF e do Conselho Escolar;
* Representar os reais interesses da comunidade escolar, contribuindo, dessa forma, para a melhoria da qualidade do ensino, visando uma escola pública, gratuita e universal;
* Promover o entrosamento entre pais, alunos, professores e funcionários e toda a comunidade, através de atividades sócio-educativas e culturais e desportivas, ouvido o Conselho Escolar;
* Gerir e administrar os recursos financeiros próprios e os que lhes forem repassados através de convênios, de acordo com as prioridades estabelecidas em reunião conjunta com o Conselho Escolar, com registro em livro ata;
* Colaborar com a manutenção e conservação do prédio escolar e suas instalações, conscientizando sempre a comunidade sobre a importância desta ação. 

Com o aumento do número de alunos, os problemas também aumentaram, o que levou a direção deste Estabelecimento de Ensino em 24 de abril de 1.960, a convocar a comunidade, professores e funcionários para debaterem sobre os problemas surgidos e, em conjunto apresentarem soluções e, com a participação de todos procurarem dar maiores condições de aprendizagem aos seus alunos, ficando assim registrada a primeira reunião da Associação de Pais e Professores do Grupo Escolar Dr. Romário Martins. 

Histórico da Associação de Pais e Professores do Grupo Escolar Dr. Romário Martins

Tendo sido criado o Grupo Escolar Dr. Romário Martins de Cruzeiro do Sul pelo Decreto nº 18.923, de 13 de setembro de 1955, do Estado do Paraná. Com o sucessivo aumento da população escolar e os problemas surgindo, na época, houve alguns anos mais tarde, em 24 de abril de 1960, uma reunião na qual a Diretora do Estabelecimento, fez ver aos pais e responsáveis, bem como professores presentes, a necessidade da participação e cooperação dos mesmos.

Essa participação e cooperação, a fim de solucionar os problemas surgidos com o aumento da população escolar da comunidade. A finalidade era dar na época melhores condições aos educandos da Escola.

Assim ficou assinalada a primeira reunião da Associação de Pais e Professores do Grupo Escolar Dr. Romário Martins de Cruzeiro do Sul, a qual vem funcionando normalmente até os dias atuais.

Texto redigido em 24 de abril de 1960. Diretora: Dercy Galvão Neves.



Hoje a APMF do Colégio Estadual Dr. Romário Martins – Ensino Médio - gestão 2011 e 2013 -  é constituída pelos seguintes membros: 

PRESIDENTE: Dirceu  Vicente

 

VICE-PRESIDENTE: Silvia Mara Perobelli

1º SECRETÁRIO: José Monteiro

2º SECRETÁRIO: Mirian Marion Roeles

1º TESOUREIRO: Walkiria de Oliveira Godoy Fernandes

2º TESOUREIRO: Fabiana Baiano

1º DIRETOR SÓCIO-CULTURAL-ESPORTIVO: Dálcio José Lançoni

2º DIRETOR SÓCIO-CULTURAL-ESPORTIVO: Milton Ap. Andrade da Fonseca

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