Quantidade de Páginas visitadas

Apresentação




Veja no mapa o endereço da Escola




LOCALIZAÇÃO


O Colégio Estadual Dr. Romário Martins – Ensino Médio está localizado na Rua Vereador Jair de Carvalho, 613, no quadrante com as ruas Maria da Conceição Mendes; Semíramis de Barros Braga e Carlinda Duarte Cantele, no município de Cruzeiro do Sul, Estado do Paraná.

Fone (fax): 0xx44 3465-1630

e-mail: cuzromariomartins@seed.pr.gov.br

          
HISTÓRICO DO ESTABELECIMENTO

         A princípio criado como Grupo Escolar Dr. Romário Martins, pelo Governo do Estado do Paraná, na gestão do governador do Estado na época o Sr. Adolpho de Oliveira Franco, e Secretário da Educação e Cultura Nilson Baptista Ribas. 


         De 1.957 a 1.959, em virtude do aumento de alunos foram construídas mais 03 salas de aulas, financiadas pela Prefeitura Municipal, na gestão do Prefeito Jorge Duarte Cantele.

        Em 1.962, o prédio sofreu uma reforma geral com construção de mais uma sala de aula, reforma esta na gestão do governo Ney Aminthas de Barros Braga, até então o prédio era de madeira, situado à rua Romário Martins s/n.

          Em 22 de maio de 1.975, foi inaugurado o prédio construído em alvenaria, na gestão do então governador Jayme Canet Júnior, tendo como Secretário da Educação e Cultura o Sr. Francisco Borsari Neto. O prédio inaugurado situa-se à rua Vereador Jair de Carvalho, 613, neste município de Cruzeiro do Sul, onde funciona até a presente data. 


      O nome Romário Martins atribuído a este Estabelecimento de Ensino se deve a homenagem atribuída a este ilustre personagem que na época ocupou inúmeros cargos de destaque no governo Paranaense, e que contribuiu de maneira expressiva para o desenvolvimento econômico e cultural do Paraná.             

        A primeira Diretora deste Estabelecimento de Ensino foi a Professora Eurides Cavalcante Tenório, nomeada pela Portaria nº 8.112/57, em seguida: Dercy Galvão Neves, Maria Thereza Candeias Cavalcante, Petrina Gomes Maia, José Schincariol Neto, Dorvalino Ferreira Garcia, Orides Maia, Lourdes Catarina Marion de Carvalho, Valdecir Reggiani, Nazareth Pivoto da Cunha, Teresa Garcia Marion, Antonio Gomes Pimenta, Celito Rasvailer e sendo diretor atual o professor Geraldo Amarildo Lançoni.

HISTÓRICO DO PATRONO

ALFREDO ROMÁRIO MARTINS

Historiador, diretor do Museu Paranaense, diretor do Departamento de Agricultura, Vereador e Presidente da Câmara Municipal de Curitiba, Deputado Estadual. Nasceu na capital paranaense em 08 de setembro de 1874, filho de José Antônio Martins e Florência Severina Ferreira Martins. Aos 14 anos começou a trabalhar em um jornal e antes de completar 20 anos já escrevia para jornais e publicava seus primeiros poemas. Apaixonado pelo Paraná, escreveu diversos livros relatando a história do Estado. Foi diretor do Museu Paranaense e do Departamento Estadual de Agricultura. Foi deputado federal e presidente da Câmara Municipal de Curitiba. Suas principais obras são: História do Paraná, Terra e Gente do Paraná, Quantos somos e quem somos. Em 1927 divulgou uma teoria, a qual chamou de paranismo, que definia o sentimentalismo de orgulho pelo estado. Trabalhou em defesa dos índios e coletou dados para que o Paraná vencesse a guerra do contestado, com Santa Catarina.

 Fonte: http://www.histedbr.fae.unicamp.br/navegando/glossario/verb_b_alfredo_romario_martins.htm

  ATA DE INAUGURAÇÃO DO PRÉDIO NOVO DO GRUPO ESCOLAR DR. ROMÁRIO MARTINS

Aos vinte e dois dias do mês de maio do ano de mil novecentos e setenta e cinco, deu-se a inauguração do prédio de alvenaria, onde passaria a funcionar o Grupo Escolar Dr. Romário Martins de Cruzeiro do Sul, situado à Rua Vereador Jair de Carvalho nº 613. As treze horas no pátio do Estabelecimento, com a presença de Diretores, Professores, alunos das escolas do município. Presentes autoridades governamentais: Exmo Sr. Dr. Francisco Borsari Neto, Secretário de Educação e Cultura; Exmo. Sr. Basílio Zanusso, Deputado Estadual; Exma. Sra. Professora Ruth de Múzio Carvalho, Inspetora Regional de Ensino; Professora Noriko Iano; Exmo. Sr. Antonio Sarrão, Prefeito Municipal; Exmo. Sr. José Moron, Prefeito Municipal da cidade de Paranacity; Padre Antonio Ogara, Padre no município de Cruzeiro do Sul; Dr. Nelson Leal, Engenheiro da obra construída; Sr. Sérgio Bernardes da Cunha, Secretário Municipal; Funcionários municipais, populares que vieram ao local para assistirem ao ato cívico. Ao som do Hino Nacional Brasileiro, entoado pelos presentes foram hasteadas as Bandeiras Brasileira e do Paraná. Em seguida em poucas palavras o Diretor do Grupo Escolar, explicou o significado do encontro e a razão da presença das autoridades em nosso município, passando a palavra ao Exmo. Sr. Prefeito Municipal no que se refere a construção do prédio escolar, não deixando de tecer elogios a todos aqueles que contribuíram para a realização da obra que tanto significa para a comunidade. A seguir passou a palavra ao Exmo. Sr. Basílio Zanusso, que também por sua vez manifestou elogios a Administração Municipal. Usou também da palavra a professora Ruth de Múzio, mostrando grande contentamento pelo bem estar que os educandos iriam sentir neste novo Estabelecimento. A seguir usou a palavra o Sr. Antonio Sarrão, prefeito municipal agradecendo ao Sr. Governador do Estado Jaime Canet Junior, bom como a todos aqueles que contribuíram para a construção desta obra. Do engenheiro ao operário todos receberam os mais calorosos cumprimentos da comitiva. Vaga a palavra fez uso o Professor Dorvalino Ferreira Garcia, que na oportunidade agradeceu aos presentes, encerrando a solenidade cívica. As quatorze horas foi oferecido no Salão Paroquial um churrasco, para concretizar o ato de inauguração do novo preio do Grupo Escolar. Nada mais havendo a tratar eu, Eurides Cavalcante Tenório lavrei a presente ata que vai assinada por mim, pelos professores, diretor do estabelecimento e demais autoridades.

Cruzeiro do Sul, 22 de maio de 1975.

DADOS ATUAIS

    O Colégio Estadual Dr. Romário Martins atualmente oferta o Ensino Médio por Blocos de Disciplinas Semestrais no período noturno reconhecido através da Resolução nº 2983/08 DOE 17/09/2011; e a partir do ano de 2011 passou a ofertar a 1ª série no período matutino, cuja implantação será simultânea.
O Colégio conta com 207 alunos distribuídos em 04 salas de 1ª série, 02 de 2ª série e 02 de 3ª série. O prédio possui 12 salas de aula, Laboratório de Química, Física e Biologia devidamente equipado, Laboratório de Informática do Paranádigital, biblioteca, salão para reuniões, refeitório, quadra de esporte polivalente coberta, campo de futebol suíço e horta que oferece verduras para a incrementação da merenda escolar.

FOTOS DO PRÉDIO

Biblioteca

Antes...



Cantina 

Antes...



Casa do Zelador

Antes ...



Sala de aula

Antes...





Sala da Direção

Antes...



Sala dos Professores

Antes...




Laboratório de Química, Física e Biologia


Laboratório de Informática










Validador

CSS válido!

Secretaria de Estado da Educação do Paraná
Av. Água Verde, 2140 - Água Verde - CEP 80240-900 Curitiba-PR - Fone: (41) 3340-1500
Desenvolvido pela Celepar - Acesso Restrito